Ana Sousa e Joana Braga apresentam colecções na Bloom

Ana Sousa e Joana Braga são duas designers de moda barcelenses, de 21 anos, que apresentam amanhã as respectivas colecções, no Espaço Bloom, do Portugal Fashion.

Ana Sousa apresenta a colecção “Tetrafoam”, que tem como mote “forçar as coisas a comportarem-se ao contrário daquilo que temos como pré-concebido”. “Nesta colecção, exploro e reinterpreto três clássicos de vestuário – o pólo, a camisa e o trench-coat. As silhuetas são orgânicas e adaptáveis da cintura para cima, apelando ao imaginário, e rectilíneas em baixo, apelando à realidade em que nos encontramos”, explicou ao JB a designer de moda, de 21 anos, natural de Pereira. Trata-se de uma colecção de Verão, em que os tons predominantes são os brancos, seguidos depois do vermelho, o azul eléctrico e o verde-claro. Nesta colecção, atentou Ana Sousa, surge “a necessidade de enganar a visão e contrariar o conceito, criando confusão aos olhares mais conservadores”. Também por não ser uma colecção muito comercial, Ana Sousa perspectiva que seja “mais difícil as pessoas identificarem-se”.

A oportunidade de apresentar “Tetrafoam” no Portugal Fashion surgiu a convite da coordenadora de curso, Maria Gambina, para representar a ESAD no espaço Bloom e Ana Sousa viu aqui uma “oportunidade de poder expor o [seu] trabalho”. Interessada, desde criança, pela área da moda, Ana Sousa considera que, por influência do meio em que cresceu, tornou-se uma escolha “bastante natural”. Licenciada em Design de Moda, pela ESAD, participou, em Março deste ano, no concurso da Feira Modtissimo no Porto, onde conquistou o 3.º lugar. De momento, participa também no concurso Clube Português de Artes e Ideias (CPAI). Como designer de moda, Ana Sousa procura sempre que “a funcionalidade se alie a detalhes inovadores”. “Exploro a capacidade adaptável da peça de vestuário, julgo ser uma mais-valia. E tenho tendência para trabalhar cores fortes de uma forma mais gráfica”, disse ainda ao JB.

O “corpo não perfeito” como inspiração

Também Joana Braga vai apresentar a sua colecção na plataforma Bloom, do Portugal Fashion, “um espaço experimental destinado às apresentações das escolas de moda e dos jovens criadores”. O 1.º lugar no Concurso de Jovens Criadores PFN, da Modtissimo, valeu-lhe o acesso directo.

Amanhã, Joana Braga vai apresentar uma colecção mista (senhora e homem), “inspirada em paradoxos de questões de género corporais estabelecidos pela sociedade”, sendo o corpo feminino o foco principal. “O corpo feminino é muitas vezes obra de estudo de vários artistas. Neste caso, a minha inspiração é o corpo não perfeito, um aspecto físico muito bruto e violento, com massas de volume exageradas, em que as mulheres têm um aspecto muito masculinizado. Em contrapartida, inspiro-me também numa série fotográfica em que existe um equilíbrio e harmonia entre o feminino e o masculino, em que homens usam lingerie e utilizam objectos femininos”, explicou a designer de moda, de 21 anos, de Abade de Neiva. Joana Braga acrescentou logo depois que é “uma colecção com uma dualidade entre peças muito delicadas e íntimas e peças volumosas e exagerados volumes”. Por ser uma colecção “muito feminina e delicada, mas também “violenta” graças ao material utilizado nos volumes”, Joana Braga não sabe ao certo qual vai ser a receptividade do público.

Licenciada em Design de Moda, pela ESAD em Matosinhos, Joana Braga está a participar também em projectos, como a elaboração das peças que vão ser utilizadas pela equipa da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (Ano Zero), assim como peças para serem comercializadas. E conta ainda com uma parceria com o projecto OLInDA – Oficina Liteiros com Inovação e Design Acrescentados. Como designer de moda, considera-se versátil, na medida em que gosta de desenvolver projectos distintos: “Tanto gosto de criar peças mais comerciais como peças de design acrescentado”.

Ana Sousa e Joana Braga são duas designers de moda barcelenses, de 21 anos, que apresentam amanhã, as respectivas colecções no Espaço Bloom, do Portugal Fashion. Já na sexta-feira, conforme avançámos na edição passada, Carla Pontes apresenta “Raw”, na passerelle principal do Portugal Fashion.

[in Jornal de Barcelos, edição de 18 de Outubro de 2017]

Ver mais artigos

Para ouvir

Gil Vicente FC – Época 2023/2024

A luta do Gil Vicente Futebol Clube, a saga pela permanência no escalão maior do futebol português, chegou ao fim, mas permaneceu até perto da derradeira jornada. Já com os gilistas a respirarem de alívio, recordamos toda a época desportiva.

Para ler

GUARDIÕES DA HISTÓRIA – Memórias da Revolução dos Cravos

A 25 de abril de 1974, Portugal acordava em alvoroço, com uma revolução na rua.
Em “Guardiões da História”, partilhamos os testemunhos e as memórias de quem viveu a revolução e assistiu aos primeiros passos de uma democracia em construção.

Para ouvir

O meu clube é melhor que o teu!

Rubrica emitida no programa “Acontece”, da Rádio Barcelos, para (dar a) conhecer a História dos clubes do concelho que militam nas 1.ª e 2.ª divisões da Associação de Futebol de Braga.