Ana Sousa e Joana Braga apresentam colecções na Bloom

Ana Sousa e Joana Braga são duas designers de moda barcelenses, de 21 anos, que apresentam amanhã as respectivas colecções, no Espaço Bloom, do Portugal Fashion.

Ana Sousa apresenta a colecção “Tetrafoam”, que tem como mote “forçar as coisas a comportarem-se ao contrário daquilo que temos como pré-concebido”. “Nesta colecção, exploro e reinterpreto três clássicos de vestuário – o pólo, a camisa e o trench-coat. As silhuetas são orgânicas e adaptáveis da cintura para cima, apelando ao imaginário, e rectilíneas em baixo, apelando à realidade em que nos encontramos”, explicou ao JB a designer de moda, de 21 anos, natural de Pereira. Trata-se de uma colecção de Verão, em que os tons predominantes são os brancos, seguidos depois do vermelho, o azul eléctrico e o verde-claro. Nesta colecção, atentou Ana Sousa, surge “a necessidade de enganar a visão e contrariar o conceito, criando confusão aos olhares mais conservadores”. Também por não ser uma colecção muito comercial, Ana Sousa perspectiva que seja “mais difícil as pessoas identificarem-se”.

A oportunidade de apresentar “Tetrafoam” no Portugal Fashion surgiu a convite da coordenadora de curso, Maria Gambina, para representar a ESAD no espaço Bloom e Ana Sousa viu aqui uma “oportunidade de poder expor o [seu] trabalho”. Interessada, desde criança, pela área da moda, Ana Sousa considera que, por influência do meio em que cresceu, tornou-se uma escolha “bastante natural”. Licenciada em Design de Moda, pela ESAD, participou, em Março deste ano, no concurso da Feira Modtissimo no Porto, onde conquistou o 3.º lugar. De momento, participa também no concurso Clube Português de Artes e Ideias (CPAI). Como designer de moda, Ana Sousa procura sempre que “a funcionalidade se alie a detalhes inovadores”. “Exploro a capacidade adaptável da peça de vestuário, julgo ser uma mais-valia. E tenho tendência para trabalhar cores fortes de uma forma mais gráfica”, disse ainda ao JB.

O “corpo não perfeito” como inspiração

Também Joana Braga vai apresentar a sua colecção na plataforma Bloom, do Portugal Fashion, “um espaço experimental destinado às apresentações das escolas de moda e dos jovens criadores”. O 1.º lugar no Concurso de Jovens Criadores PFN, da Modtissimo, valeu-lhe o acesso directo.

Amanhã, Joana Braga vai apresentar uma colecção mista (senhora e homem), “inspirada em paradoxos de questões de género corporais estabelecidos pela sociedade”, sendo o corpo feminino o foco principal. “O corpo feminino é muitas vezes obra de estudo de vários artistas. Neste caso, a minha inspiração é o corpo não perfeito, um aspecto físico muito bruto e violento, com massas de volume exageradas, em que as mulheres têm um aspecto muito masculinizado. Em contrapartida, inspiro-me também numa série fotográfica em que existe um equilíbrio e harmonia entre o feminino e o masculino, em que homens usam lingerie e utilizam objectos femininos”, explicou a designer de moda, de 21 anos, de Abade de Neiva. Joana Braga acrescentou logo depois que é “uma colecção com uma dualidade entre peças muito delicadas e íntimas e peças volumosas e exagerados volumes”. Por ser uma colecção “muito feminina e delicada, mas também “violenta” graças ao material utilizado nos volumes”, Joana Braga não sabe ao certo qual vai ser a receptividade do público.

Licenciada em Design de Moda, pela ESAD em Matosinhos, Joana Braga está a participar também em projectos, como a elaboração das peças que vão ser utilizadas pela equipa da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (Ano Zero), assim como peças para serem comercializadas. E conta ainda com uma parceria com o projecto OLInDA – Oficina Liteiros com Inovação e Design Acrescentados. Como designer de moda, considera-se versátil, na medida em que gosta de desenvolver projectos distintos: “Tanto gosto de criar peças mais comerciais como peças de design acrescentado”.

Ana Sousa e Joana Braga são duas designers de moda barcelenses, de 21 anos, que apresentam amanhã, as respectivas colecções no Espaço Bloom, do Portugal Fashion. Já na sexta-feira, conforme avançámos na edição passada, Carla Pontes apresenta “Raw”, na passerelle principal do Portugal Fashion.

[in Jornal de Barcelos, edição de 18 de Outubro de 2017]

Ver mais artigos

Para ouvir

Barcelenses pelo Mundo

Rubrica emitida no programa “Acontece”, da Rádio Barcelos, entre 2016 e 2019. Diferentes histórias de vida e experiências dos barcelenses espalhados pelo mundo.

Para ouvir

SC Ucha

Na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, conhecemos o Sporting Clube da Ucha.

Para ler

Investigação cativa ‘pequenos cientistas’

Não há fórmula química para se fazer um cientista ou um aficionado pela investigação. Na Escola Secundária de Barcelos, este gosto cultiva-se através da Rede de Pequenos Cientistas.